quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pedido de casamento.

O ano é 1998, um dos melhores anos da minha vida, vive e senti coisas que já mais poderia imaginar por alguém especial que já se foi há muito tempo, como tudo na vida passa, ele chegou, foi muito importante e se foi no mesmo ano. A data deste episodio que vou contar eu não sei, mas sei que me marcou muito.

Era ano de festa na escola onde eu estudava e a diretoria decidiu fazer uma feira das nações. Adorava esta época do ano, pois, sempre tinha muita bagunça, pouca aula, eu e meus colegas sempre apontávamos alguma coisa para este dia, nos dedicávamos também, mas a algazarra era o nosso ponto franco. Meu ex professor de física, Andre, era um dos encarregados da nossa turma e responsável por nos ajudar a ter idéias para este dia, eis que uma delas era fazer um vídeo com imagens dos pontos turísticos que Salvador.

Meu professor conseguiu uma câmera VHS, compramos uma fita e ele escolheu alguns alunos para ir com ele neste dia de gravação. Eu me escalei logo, assim como, três amigos meus. Câmera nas mãos, lugares pré-definidos, amigos escolhidos e uma tarde abençoada por Deus.

Fomos ao Bonfim, alguns lugares na cidade baixa, porto da barra, Dique, Farol da Barra, Mercado Modelo, entre vários outros pontos turísticos. Um deles me chamou muita atenção, um lugar encantador, com uma das vistas mais incríveis da Bahia de todos os santos, encantos e axé. O lugar que todas as vezes que eu for, tenha certeza, é pisar e me lembrar deste dia, já que me marcou muito. O lugar se chama Museu de Arte Moderna (MAM), se alguém me perguntar onde tem a vista mais bonita de Salvador eu te respondo em seguida sem hesitar em nem um segundo.

Chegamos ao museu, andamos por ele, nos encantamos com a vista, neste mesmo ano tinha uma exposição da Yoko Ono, e nos deparamos com a mais bela cena das nossas vidas, da minha eu tenho certeza, no píer. Vou descrever o que eu vi com a riqueza de detalhes, que posso me lembrar é claro, a final, já faz 13 anos, que isso aconteceu, mas vou fazer o possível para você ir pro mesmo lugar e imaginar a cena que eu vi neste dia.

Uma mesa para dois no píer, com uma toalha vermelha, em cima da mesa uma rosa vermelha, um belo casal, um lindo pôr-do-sol alaranjado, pessoas para testemunharem este dia e uma hora perfeita para que isso tudo viesse a acontecer, ao cair do sol, mais precisamente umas 17:00 para 17:30. Ela se levanta, vai o toalete, neste momento ele tira alguma coisa do bolso, quando ela volta, ele da de presente para ela uma caixinha preta e faz um pedido, “Você quer casar comigo”? Ela se emociona, (EU TAMBÉM), meu professor insiste em pedir para não olhar, mas como é que não olha uma cena destas? Os filmes românticos perdem feio com tudo que foi visto nesta tarde.

Se eles se casaram, foram felizes para sempre e tiveram seus filhos eu nunca vou saber, mas que me marcou, isso eu tenho certeza. Eu acredito que, por este motivo, fiquei tão apaixonada por esta hora do dia, a final, ela tem a luz mais linda para fotografar, é a hora que mais me traz paz, que me faz parar o que estou fazendo para meditar por alguns segundos, em fim, é à hora do dia que eu mais amo.

Nunca fui como as minhas amigas que sonham com o dia do casamento, eu nunca acreditei nesta magia que elas idealizam, acho que foi porque acompanhei de perto a separação dos meus pais, vi o sofrimento de minha mãe, de alguns amigos que amaram de mais e acabaram sofrendo por esta coisa chamada amor. Acabei me trancando para esta magia, deixando de lado esta coisa de dois e sempre me vendo só, conquistando as minhas coisas, vivenciando os meus objetivos e deixando por ultimo esta coisa de casamento.

Fiz uma pessoa que me amava muito sofrer justamente por não explicar para ele que não acredito nesta união. Hoje pode ser tarde, mas fazer o que. Pura inconseqüência minha, isso eu sei, mas sei também que no fundo, no fundo, o que mais desejo em relação a isto tudo é ser surpreendida com um pedido tão lindo como este. Eu queria mesmo que, no dia que isso fosse acontecer comigo, se é que um dia vai acontecer, que fosse parecido com este dia, uma coisa especial, num lugar mais especial ainda, que fosse tão louco, romântico e criativo como ele fez para ela.

Este dia é tão marcante para mim que todas as vezes que vou ao MAM a primeira coisa que vem a minha mente é este dia. Domingo fui com uma amiga fazer umas fotos e 13 anos depois, entrei no café. Vários casais se amando olhando o pôr-do-sol, outros trocando juras de amor, ao cair dele, eu parei por alguns segundo e meditei lembrando este inesquecível dia.

Dia destes me peguei lembrando este dia e de outro que eu idealizei e comentei com uma pessoa especial. Pedido este que não vai se realizar, pois, não estamos mais juntos. Seria num lugar que sonhamos ir, não vou comentar muito sobre este dia, eu acho que ele sabe do que estou falando, ate comentei com ele dia destes, seria uma coisa tão linda, tão louca, tão surreal, que demos risada das coisas que poderiam acontecer, neste momento idealizamos algo e sonhamos juntos como seria esta loucura, loucura esta que vai ficar no passado.

Eu quero mesmo que um dia alguém seja capaz de me surpreender como este cara surpreendeu esta mulher. Desejo muito encontrar alguém que me tire o fôlego com um pedido destes, que me faça chorar de alegria, é claro, que me beije com tanto amor, como o cara que beijou a sua amada e que seja quase na mesma hora do dia, pois, quem me conhece, sabe que eu amo esta hora. Neste dia eu não vou ser mais uma só e sim passarei a viver por dois, eu e meu amor, deixarei de ser egoísta e medrosa e passarei a planejar, coisa que nunca faço, o meu sonho de vida com esta pessoa, que vai ser meu para o resto da vida.

Nenhum comentário: